terça-feira, 14 de abril de 2009

Vinha do Putto - 2005

Vinho produzido na região da Anadia (Bairrada), mais propriamente na Quinta de São Mateus. Os vinhos deste produtor, contam com um impressionante leque de castas, desde as tintas com: Baga, Touriga Nacional, Tinta Barroca, Pinot Noir, Trincadeira da Bairrada (Periquita), Cabernet Sauvignon, Castelão Nacional, Souzão, Tinta Roriz, Syrah, Merlot, Alfrocheiro, Tinto Cão, Alvarelhão, Tinta Francisca, Touriga Francesa, Alicante Bouschet, Malbec, Petit Verdot, Tinta Pinheira e Bastardo.




Características
Produtor:Manuel dos Santos Campolargo
D.O. / Zona:Anadia - Bairrada
País:Portugal
Tipo de vinho:Tinto
Castas:Tinta Roriz, Touriga Nacional, Syrah e Cabernet Sauvignon
Estágio:3 a 6 meses
Graduação:13,5%

Enólogo:

Preço:

A adulteração desta garrafa não permitiu qualquer prova, daí o prémio vinagre.

5,98€

2 comentários:

  1. Acho que havíamos de lhe dar mais uma oportunidade, os vinhos do Campo Largo merecem isso.
    Algo aconteceu com esta garrafa, talvez problemas com a rolha, que não seriam de esperar num vinho de 2005.
    O Carvalhal tem uma garrafa, temos de lá ir provar, é o mínimo... ehhehe

    ResponderEliminar
  2. Alguns conhecimentos básicos que nos permitam movimentar-nos com desenvoltura neste complexo mundo do casamento do vinho com a comida, são uma promessa de momentos de inesquecível prazer. Assim, estes nossos amigos, aficionados deste exercício apaixonante, deste desafio intelectual e sensorial que é a optimização da combinação “vinho-comida”, serão exponencialmente recompensados.

    Casar vinhos e comida é um exercício que requer acima de tudo, sensibilidade e bom senso. Por isso, apoiados nestas virtudes, em maior ou menor medida, vão treinando até encontrar o ponto certo. Esperamos que não se apoiem em dogmas fundamentalistas que, pela sua simplicidade, resultam em (quase) ofensas para um apreciador que saiba pensar por si próprio. Afirmações do tipo “branco com peixe e tinto com carne” deveriam passar à história pois não nos dão nenhuma informação objectiva e apenas sugerem a ignorância de quem as profere. Esperamos nunca ouvir frases destas proferidas por bocas que se estão a adaptar a saborear dos mais delicados dos néctares.

    Com estes treinos, encontrarão sempre um casamento perfeito “vinho-comida”. Esta combinação é uma regra fundamental: há sempre um vinho para determinada comida. Mas para que se possa considerar regra, teria que haver uma excepção. O parente mais próximo do vinho – o vinagre é o seu pior inimigo, e por muito que se tente não se conseguem combinar.

    Assim, se estiverem a comer saladas com vinagre ou vinagreta, escabeches, alimados ou afins, acompanhem-nos com água e reservem o vinho para melhores companhias…

    ResponderEliminar